Simões Filho: Presidente da Fabamed destaca avanços no HMSF após 10 leitos de UTI

Por Sérgio Ferreira 13/03/2024 - 01:29 hs

Por: Redação

O presidente da Fundação Fabamed, entidade que administra o Hospital Municipal de Simões Filho (HMSF), José Saturnino Rodrigues, na tarde desta terça-feira (12), em entrevista ao “Programa Panorama de Notícias”, na rádio “Simões Filho FM 87.9”, de frente ao radialista Ataíde Barbosa, destacou avanços na maior Unidade de Saúde da cidade, após a implantação de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de alta complexidade e que traz suporte tecnológico e equipe multiprofissional.

presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues

Segundo Rodrigues, a Fabamed não abre mão com a questão da humanização, e ainda neste sentido, “a UTI do Hospital Municipal de Simões Filho funciona como qualquer outra UTI dentro de Salvador, até mesmo de hospitais privados”. Ele salienta ainda que, “os profissionais são altamente qualificados, e entende a humanização como o principal de tudo, isso porque, “as pessoas têm que ter dignidade”.

Ainda de acordo com ele, nesse momento político (ano de eleição) pessoas podem tentar desfazer da UTI da cidade. “Vai ver que essas pessoas nunca precisaram e por isso que desfaz e falam que a UTI não funciona”, afirmou.

“Muitas pessoas vão querer desfazer, mas vá procurar outro lugar pra ver se tem; pede pra visitar a UTI pra ver se está faltando alguma coisa! Os equipamentos são zero, de ponta, mas eu tenho a tranquilidade como também o prefeito (Dinha) e a secretária (Iridan), que tudo o que foi possível fizemos e vamos continuar fazendo para evitar que qualquer paciente que chegue tenha que ser transferido”, disse José Saturnino Rodrigues.

Durante a entrevista, ele informou que a Fundação renovou o contrato por mais 2 anos, e que a próxima gestão poderá prorrogá-lo por mais 2 anos. Ele também informou que no momento já existe um estudo/projeto de revitalização da Emergência do Hospital Municipal de Simões Filho. “Vamos melhorar o fluxo da Emergência, fazendo alguns reparos e novas adaptações, novas melhorias no espaço”.

‘Hoje, temos uma altíssima resolutividade, com todos os equipamentos de ponta e se o paciente agudo necessitar de fazer hemodiálise é feita dentro da própria UTI, e o município fez no mesmo espaço, serviço de tomografia (Centro de Bioimagem) que é utilizado para pacientes internados e pacientes externos que vêm via Ambulatório, e tudo isso é bastante favorável para à população no sentido de resolutividade”, acrescentou o presidente da Fundação Fabamed.

Sobre o presidente José Saturnino Rodrigues:

Recentemente, através da indicação do vereador de Salvador, Randerson Leal recebeu a Medalha Tomé de Souza, concedido pela Câmara Municipal da capital baiana, primeira capital do Brasil.

Com mais 20 anos de experiência em saúde pública, José Saturnino Rodrigues assumiu a presidência da Fundação Fabamed em 2020. Em sua carreira, ele já assumiu postos de destaque, sendo secretário de Saúde de Salvador, superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação do Estado, além de diretor do Hospital Santa Izabel por 13 anos, bem como passagens pela diretoria do Hospital Ana Nery e Santa Casa de Itabuna.

Sobre a Fabamed:

Além de administrar o Hospital Municipal de Simões Filho e o Ambulatório Sérgio Macedo (ANEXO), a entidade administra outras 12 Unidades de Saúde na Bahia. Instituída em 17 de outubro de 2001, a Fundação Fabamed é uma entidade jurídica de direito privado, voltada à área da Saúde. Desde 2016 a Fabamed é qualificada como Organização Social e detém os títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual. Atualmente conta com mais de 1.000 colaboradores em seu quadro funcional e nas unidades que administra na capital e no interior da Bahia.

Rede imprensa